Documentos

- Ficha de inscrição como sócio

    Ficha de inscrição       



PLANO DE ATIVIDADES 2014/2015
APRESENTAÇÃO DA APEEAEJR

A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas José Relvas de Alpiarça, é uma associação constituída pelos pais e encarregados de educação dos alunos dos estabelecimentos de ensino pré-escolar, ensino básico 1.º ciclo, 2.º ciclo e 3.º ciclo e ensino secundário da freguesia de Alpiarça, concelho de Alpiarça, que sejam associados.

 

OBJECTIVO GERAL
A Associação tem por fim a participação activa no processo de educação, ensino e cultura dos educandos, que frequentem os estabelecimentos de ensino deste Agrupamento de Escolas José Relvas de Alpiarça.

 
OBJECTIVOS PARA O BIÉNIO 2014/2016
Estimular uma maior participação dos encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos, assim como o seu interesse pelos problemas existentes na comunidade escolar, na generalidade.

§  Ajudar a resolver todos os problemas que nos forem reportados pelos pais e encarregados de educação, procurando responder a todos os casos, quer prestando esclarecimentos, quer levando as questões pertinentes à Direção do Agrupamento, no sentido de serem tomadas as acções julgadas mais adequadas.

§  Colaborar com a Direção do Agrupamento e com os órgãos autárquicos, na resolução dos problemas relacionados com as infra estruturas, falta de pessoal auxiliar, melhoria da qualidade e serviço dos refeitórios.
  • Procurar melhorar a difusão da informação junto dos pais e encarregados de educação, no que toca às propostas ou decisões vindas do Agrupamento, órgãos autárquicos ou da própria Associação, que envolvam direta ou indiretamente os educandos.
     
  • Estarmos atentos aos problemas de segurança, tanto no espaço envolvente das escolas, como no seu interior, tendo especial atenção à necessidade de melhorar o controlo das entradas/saídas dos espaços escolares.

§  Continuar a participar em todas as actividades desenvolvidas pelo Agrupamento, pelos órgãos autárquicos ou por outras entidades, em que se considere relevante o nosso contributo.

  • Dinamizar ações de apoio social, que envolvam a comunidade escolar, em colaboração com diversas entidades.

 
ESTRATÉGIA PARA O ANO LETIVO DE 2014/2015        
A Associação pretende dar continuidade a um conjunto de iniciativas que visam proporcionar, a curto e a médio prazo, uma melhor capacidade organizativa, visibilidade e reforço do nosso papel como Associação de Pais, de modo que possamos cumprir cabalmente o nosso principal desígnio: defender e promover os interesses dos nossos educandos, em estreita colaboração com a restante comunidade educativa.

 
ATIVIDADES A DESENVOLVER
A nossa disponibilidade para apoiar, quer em termos financeiros, quer em termos organizacionais, as atividades levadas a cabo pela comunidade educativa, implica uma procura constante de recursos financeiros e a mobilização dos elementos da Associação (e dos pais, na generalidade), para podermos levar por diante atividades a que nos propomos apoiar, colaborar ou organizar.

 
APOIOS
Apoio constante às atividades/solicitações  de  alunos,  professores e Direcção do Agrupamento – Aos alunos e professores: organização de eventos, visitas de estudo, aquisição de material escolar e equipamentos. À Direção do Agrupamento: apoio à realização das suas atividades regulares. Outras atividades/solicitações que eventualmente surjam e em que seja justificada a nossa intervenção.

 

Colaboração:

·         Conversas com Pais

Atividades desenvolvidas pelo Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA), com a parceria da Associação de Pais e outros parceiros.

·         Desenho Operacional

·         Sessões vocacionadas para os diversos níveis de ensino.

·         Sessões generalistas.
 

Atividades que visam proporcionar algum retorno financeiro e ou convívio:
·         Participação no desfile de Carnaval – Pendente da realização do corso carnavalesco em Alpiarça. Proporcionar a diversão e o convívio. Dar a conhecer a nossa Associação junto da comunidade.

·         Data: - fevereiro

·         Bike Color Run – Promover o convívio e a prática desportiva de uma forma divertida, entre Pais, Filhos e toda a Comunidade em geral. Atrair um número significativo de visitantes e participantes à nossa terra que tantas e longínquas tradições tem nas bicicletas. Angariação de fundos.

·         Data prevista: - 11 de abril

·         Mostra Gastronómica de Alpiarça – Durante um fim- de- semana divulgar a gastronomia tradicional de Alpiarça, confecionada e apresentada com um conceito atual (gourmet) por dois jovens “Chefes” da nossa Terra. Elevar os sabores e os sentidos para degustar os nossos pratos, vinhos e doces é elevar a nossa cultura.  Angariação de fundos.

·         Data prevista: - maio

 
·        Segunda Caminhada Noturna pelo “Vale de Tojeiros” com surpresas – Respondendo aos apelos que os participantes do ano transato nos têm feito e dando continuidade a uma atividade saudável, tanto a nível físico como mental, que tanto sucesso teve na promoção do convívio entre Pais, Filhos e toda a Comunidade em geral. Vamos uma vez mais proporcionar uma noite diferente aos nossos filhos, independentemente da idade. Angariação de fundos.

·         Data: - 29 de maio

 
·         Exposição e interação de legosCom o intuito de homenagear o nosso querido Aluno, Bernardo, pretendemos com uma das atividades que mais gostava (construção de legos), criar o dia do Bernardo. Pretendemos com esta iniciativa elevar os valores de solidariedade entre toda a nossa comunidade educativa, e em especial dos nossos Alunos.

·         Data e realização pendente da aceitação dos Pais

 
·         Gala de Natal de jovens artistasReavivar um espetáculo que já se realizou em Alpiarça. Tomamos por objetivo de uma forma alargada a vários dotes artísticos, criar condições de oportunidade para os nossos alunos mostrarem as suas capacidades: -  vocais, musicais, dançarinas, físicas, poéticas ou outro tipo de expressões. Pretendemos abranger a comunidade educativa, através da descoberta e preparação por parte dos Professores, das diversas áreas disciplinares de potenciais candidatos a participar nesta Gala. Estamos certos que ao levarmos a cabo tal iniciativa, estamos a contribuir para o enriquecimento cultural e social da nossa escola. Não podemos perder a oportunidade de um evento desta natureza, para angariarmos alguns fundos.

 
·         Atividades a desenvolver com outras entidades Todas as que nos propuserem que se enquadrem dentro das nossas competências e ou disponibilidade.

 
·         CUSTOS:
Despesas decorrentes da solicitação de apoio financeiro vindas de alunos e professores para apoio das suas atividades regulares: visitas de estudo, aquisição de material escolar e equipamentos. Vindas da Direção do Agrupamento para apoio das suas atividades regulares: Outras que eventualmente surjam e em que seja justificado a nossa intervenção.

Custos decorrentes do desenvolvimento das nossas próprias atividades, aquisição de materiais e equipamentos.


·         RECEITAS

·         Receitas provenientes da quotização, da realização das iniciativas realizadas com o esse objetivo. Receitas provenientes de apoios institucionais, donativos e publicidade.




     Plano de Actividades 2011/2012



- Balanço das nossas actividades

     Balanço do ano lectivo lectivo 2011/2012

     Relatório de Actividades - 3º Período do ano Letivo 2011/2012

    Relatório de Actividades - 2º Período do ano Letivo 2011/2012

     Relatório de Actividades - 1º Período do ano Letivo 2011/2012

     Balanço do ano lectivo lectivo 2010/2011



- Desenvolvimento Curricular - Agrupamento José Relvas



- Lei das Associações de Pais



- Novo Estatuto do Aluno




Imagens






   Queremos agradecer publicamente ao Prof. Pedro Rosa pelo seu generoso contributo artístico na criação do logótipo da nossa Associação.
   Das diversas propostas que nos apresentou, escolhemos aquela que, na nossa opinião, melhor representou a trilogia pais, filhos e escola, e que, simultaneamente, mais nos agradou graficamente.
   Não foi uma decisão fácil, dada a excelente qualidade de todas as propostas, ficando cabalmente demonstrado porque é que o Prof. Pedro Rosa é reconhecido como um excelente artista, além de um excelente professor.

     Muito obrigado!