Eventos

 
 
 


Ora VivA  ! !

Pais, filhos, avós, tios, madrinhas e amigos. Todos podem partilhar este momento!

Aproveitem esta caminhada, em época de S. Martinho, para passear um pouco a pé e em família.
Esta atividade física está ao alcance de todos, é saudável, e procura o seu bem estar.

Promove o convívio e assim pode partilhar o seu tempo num contexto social e descontraído. Come a castanha assada e prova uma bebida genuína!!

Domingo, dia 11 de Novembro de 2012, 10h.

Inscrições no Posto de Turismo, Câmara, Escola e Biblioteca.
 
Partida da Escola C+S com um percurso acessível a todos.

Podem colaborar na divulgação, reenviando a mensagem aos vossos amigos.

        Está aberto a todos, participe!







I Ciclo Paper “Descobrindo Alpiarça”





Dos 5 aos 87, "Descobrindo Alpiarça"!

O I Ciclo Paper “Descobrindo Alpiarça” surpreendeu

Esta iniciativa conjunta da Associação de Pais e do Gabinete de Desporto da Câmara Municipal, superou as nossas melhores expectativas. Não foram tantos como ambicionávamos, é verdade, quarenta e poucos entre pais, filhos, professores e amigos, mas todos cá com uma genica e entusiasmo em participar que só visto! Dos 5 aos 87, todos tiveram pedalada para  este desafio.

O primeiro indício foi dado no levantar dos materiais para o passeio: só tem 5 anos e vai fazer o percurso dos “grandes”? Olha que são quase 10 Km a pedalar, com algumas surpresas. Resposta: vai sim, não há problema!

E o desafio para estes pequenos heróis estava traçado. E chegaram todos ao fim, pois claro!

Depois de 10 Km era vê-los chegar à Praça Velha nas suas pequenas bikes, fresquinhos que nem alfaces(!!!), prontos para  fazerem o percurso de gincana, o último desafio deste Ciclo Paper.

Pais, filhos, professores e amigos rapidamente se entrosaram no verdadeiro espírito da prova: um passeio cultural/desportivo, onde o convívio e partilha entre os participantes seria o mote principal. Visitaram monumentos, espaços naturais, edifícios que fazem parte do património edificado alpiarcense, afinal os mesmos com que nos cruzamos diariamente, mas agora sobre outro olhar, assim obrigava as 46 perguntas da “Carta de Prova”: Qual o nome deste monumento? Quantas crias tem a porca? Quantos claraboias estão a ver? Qual era o nome deste largo no passado?...

Com afinco, com ajuda de todos, lá foram preenchendo as Cartas de Prova. Agora vamos lá ver os resultados "académicos" desta aventura. Será no próximo dia 17 de Maio, pelas 21h00, no Auditório da Escola eb 2,3/S de José Relvas. A entrega dos prémios antecederá o Conselho Consultivo marcado para esta data.

E este será o último momento desta iniciativa. Queremos agradecer, uma vez mais, a todos que a tornaram possível.

Para o ano há mais, toca a participar, agora sem margem para grandes desculpas... o feito dos nossos pequenos heróis e do mais velho, deixaria qualquer um envergonhado...

Nota: Após a entrega dos prémios e da apresentação das fotos da iniciativa no dia 17 de Maio, iremos publicar aqui mais fotos.   




No âmbito da colaboração existente entre a Associação de Pais e o Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Alpiarça , vamos levar a efeito mais uma iniciativa conjunta de carácter desportivo:

I Ciclo Paper "Descobrindo Alpiarça"

   Dia 6 de Maio, domingo, com início às 10h00, junto à Escola EB 2,3/S de José Relvas.

      Ajude-nos a Ajudar... pedalando!

Esta iniciativa está aberta a toda comunidade alpiarcense.

Além da promoção da actividade física é nossa intenção a angariação de verbas para que possamos continuar a apoiar financeiramente as múltiplas iniciativas que envolvem alunos e professores do Agrupamento de Escolas José Relvas, tanto de âmbito escolar como de âmbito social. 

O percurso irá proporcionar a visita aos locais de interesse da nossa vila e, simultaneamente, permitirá a (re)descoberta de certos aspectos ligados à história e património local. O desenho do percurso terá em conta as características dos eventuais "ciclistas" participantes. Pretende-se que todos tenham "pedalada" para o concretizar e que seja, acima de tudo, um bom momento de convívio! 

No final, será servido um almoço ao ar livre no parque do Carril. Se condições meteorológicas estiverem adversas, o mesmo realizar-se-á noutro local

Haverá duas modalidades de inscrição:  

   - Sem almoço, no valor de 2,5 pedaladas

  - Com almoço, no valor de 7,5 pedaladas

A ementa será: carne frita/assada aos pedaços, acompanhada de batata cozida, pão, salada e bebidas.

Ao nosso cozinheiro de serviço, Marco Paulo, assim como a toda a família Lopes, os nossos agradecimentos por, uma vez mais, se disponibilizarem para tamanha tarefa! Ao Vasco Santos pelo trabalho artístico do cartaz. Queremos agradecer também a todas as entidades públicas e privadas que nos apoiam nesta iniciativa: Câmara Municipal de Alpiarça, Agrupamento de Escolas José Relvas, Associação de Estudantes do Agrupamento José Relvas, Clube Desportivo "Os Águias", Soc. Filarmónica Alpiarcense, NACA, 100% TT,,  Sumol+Compal, O Novo Chouriço, AgroAlpiarça, Coopvinhal, Sociedade Agrícola Gouxa e Atela. E estamos abertos a todos aqueles que queiram contribuir para levar por diante esta iniciativa.

     Ajude-nos a Ajudar... pedalando! 

Inscrições:

- Ficha de inscrição on-line:  http://extremosweb.net/inscricoes/form_inscricao_ciclo_paper.php 

- Agrupamento de Escolas José Relvas, Câmara Municipal, Posto de Turismo, Biblioteca Municipal, CD "Os Águias", Soc. Filarmónica Alpiarcense.

Regulamento da iniciativa








Ao Fado, património imaterial da humanidade,
os nossos Parabéns!

 



Esta Grande Noite do Fado realizou-se sobre o auspício do reconhecimento do Fado como património imaterial da humanidade. O Fado, esta arte única e bem portuguesa de cantar, com toda a sua beleza e encanto, foi o elemento catalisador para o êxito desta 2ª edição da Grande Noite de Fados em Alpiarça. As fadistas fizeram jus ao mote e, como prometido, tivemos uma excelente noite de “Fado com Elas!”.







Casimira Alves, coordenadora artística desta iniciativa, iniciou-se com três belos fados interpretados de forma sublime, como só ela sabe.



Seguidamente, Casimira Alves desvendou a surpresa que nos tinha reservado, com o convite a Ana D’Almeida, jovem fadista alpiarcense que se estreou perante o seu público com muito mérito, demonstrando que temos ali fadista!




Seguiu-se Joana Cota, esta fadista natural de Alcanena demonstrou, com a sua interpretação magnífica, porque é considerada uma das jovens promessas do momento.






Finalmente, Dora Maria, professora do nosso Agrupamento de Escolas, José Relvas, mostrou à sua “chefe” e ao restante público, toda a sua arte de cantar e encantar com a interpretação magnífica de três bonitos fados.

As fadistas foram acompanhadas à viola pelo mestre ribatejano João Chora, e pelo jovem e brilhante guitarrista Bernardo Romão (indicado pelo Prof. Luís Petisca, que por razões de força maior não pode estar presente), natural de Oeiras.

Após esta primeira parte destes talentosos artistas, fomos para intervalo. Este momento foi aproveitado para servir a prometida ceia, onde o caldo verde com chouriço, pão caseiro, bolos, sumos, vinhos, chá e café, servidos à mesa, deliciaram todos os presentes.

Seguiu-se a segunda parte com mais um conjunto de belos fados, magnificamente interpretados pelas três fadistas. Depois veio o sorteio do cabaz oferecido pela PROVE e da estadia de 6 dias no Algarve, oferecida por Alves & Paninho.

Para finalizar, as três fadistas decidiram interpretar dois fados em conjunto, no que resultou num belo momento de homenagem ao fado, quando estávamos a poucas horas do seu reconhecimento, formal, a nível mundial.

Queremos agradecer a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, nos ajudaram a levar por diante esta iniciativa. Além do contributo generoso das fadistas, contamos também com o apoio de diversas entidades públicas e privadas: A Câmara Municipal de Alpiarça, o Agrupamento de Escolas José Relvas, a Sociedade Filarmónica Alpiarcense, o Clube Desportivo “Os Águias”, Alves & Paninho, reparação e comércio de automóvel,   Sumol-Compal, Coopvinhal, Sociedade Agrícola Gouxa e Atela, AgroAlpiarça, ao O Novo Chouriço e à PROVE.

Queremos também agradecer àqueles que de forma individual deram o seu contributo noutras artes e ofícios que não a do fado: ao nosso cozinheiro de serviço, Marco Rodrigues, e toda a sua equipa, a família Lopes. À família do Manuel João Delfina, pela confecção do pão. Ao electricista João Tacão, responsável pela produção do som e luzes. Ao Vasco Santos, pela concepção do cartaz. Ao Jornal Alpiarcense, pelo apoio na divulgação da iniciativa.


E muito especialmente aos espectadores que encheram por completo o Salão dos Bombeiros e da Música, que se mostraram disponíveis para nos “Ajudar a Ajudar”, apesar do contexto de crise que estamos a atravessar.

Muito obrigado a todos, e até para o ano com o “Fado com Eles!”

A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos
do Agrupamento de Escolas de José Relvas Alpiarça










II Grande Noite de Fados em Alpiarça, “Fado com Elas!”

dia 26 de Novembro, pelas 21h30

 no Salão dos Bombeiros e da Música.


Após o êxito da 1ª edição, a nossa Associação de Pais e Encarregados de Educação irá levar ao palco da Sociedade Filarmónica Alpiarcense mais uma Grande Noite de Fados. Pretendermos continuar a reavivar o espírito fadista alpiarcense e, simultaneamente, angariar verbas para que possamos continuar a apoiar financeiramente as múltiplas iniciativas de professores e alunos do Agrupamento de Escolas José Relvas.

Este ano, a angariação de verbas terá um especial significado. Dado o contexto de crise existente no país, é previsível que as solicitações da comunidade educativa se intensifiquem durante o ano lectivo. Nós somos muitas vezes o  único e possível ponto de  apoio.

Neste sentido, apelamos aos pais e encarregados de educação e à comunidade alpiarcense em geral a virem assistir a esta II Edição da Grande Noite de Fados em Alpiarça.

Este ano contamos com a preciosa colaboração de Casimira Alves, na qualidade de Coordenadora Artística, para além de ser uma das fadistas que irá subir ao palco. Como resultado, criou um mote para esta Grande Noite de Fados: “Fado com Elas!”, fado exclusivamente no feminino.


Para podermos levar por diante esta iniciativa, contamos com o contributo generoso das fadistas Casimira Alves, Dora Maria (professora do Agrupamento) e Joana Cota, acompanhadas à viola por João Chora e à guitarra por Luis Petisca, e de diversas entidades públicas e privadas.


Durante o espectáculo será servido uma ceia que inclui: caldo verde com chouriço, doces, "café das velhas", chá, vinhos e licorosos. O ano passado os espectadores deliciaram-se, tanto pela brilhante performance dos fadistas e dos guitarristas, como pela ceia que lhes foi servida. Este ano voltamos a contar com o contributo generoso do nosso cozinheiro de serviço, Marco Paulo e restante família.


No final, será sorteado um cabaz e uma estadia para seis pessoas no Algarve*, oferta de Alves & Paninho

Bilhetes à venda na Sociedade Filarmónica Alpiarcense, 1º de Dezembro, no Clube Desportivo “Os Águias” e junto dos elementos da Associação de Pais.



             Passe connosco uma noite agradável e ajude-nos a ajudar!


  
________________________________________________________________
* Na confirmação da reserva, será solicitado um cheque ou transferência bancária de 49 € (Novembro a Março) ou 75 € (Setembro a Maio), dependente das datas da reserva - Este valor destina-se ao pagamento de despesas administrativas/manutenção. Época: Setembro a Maio.









Esta primeira iniciativa conjunta com o Gabinete de Desporto Câmara Municipal de Alpiarça, pretende ser o ponto de partida para um futuro relacionamento que se quer mais próximo e regular, de forma a sensibilizar os pais e encarregados de Educação para a importância da actividade desportiva para o desenvolvimento físico e intelectual dos seus filhos, e porque não, para eles próprios!

Será no dia 13 de Novembro, dia de São Martinho. O ponto de partida será na sede do Agrupamento, às 10 Horas. Haverá castanhas assadas e outras iguarias alusivas à época.

        Está aberto a todos, participe!





Eventos já ocorridos

alt



Grande Noite de Fados de Alpiarça
alt


   A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas José Relvas levou a cabo, no passado dia 18 de Dezembro, a Grande Noite de Fados de Alpiarça.
   Esta iniciativa foi acolhida com grande satisfação pela centena e meia de espectadores que encheram por completo o  Salão dos Bombeiros e da Música. Deliciaram-se, tanto pela brilhante performance dos fadistas e dos guitarristas que os acompanharam, como pela ceia que lhes foi servida.

  Esta iniciativa tinha como objectivo, além de proporcionar a todos uma bela noite de fados, reavivando o espírito fadista alpiarcense, a angariação de fundos para que a Associação de Pais possa continuar apoiar financeiramente as múltiplas iniciativas de professores e alunos do Agrupamento de Escolas.

   Para esta Noite de Fados contámos com o contributo generoso dos fadistas alpiarcenses, Casimira Alves, Fernando Almeirante, Carlos Marques e António Figueiredo. No decorrer da noite, assistimos também à estreia de Joana Almeirante, com apenas 12 anos, a convite do seu avô Fernando Almeirante, e do regresso ao palco de Paula Leocádio, a convite de Casimira Alves, sua amiga de infância. Ambas as fadistas foram calorosamente aplaudidas.

   Além do contributo generoso dos fadistas, contámos com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, assim como o contributo individual das muitas pessoas que nos ajudaram a levar por diante esta iniciativa em prol da comunidade escolar alpiarcense.

   A todos agradecemos, certos que num futuro próximo poderemos contar com a sua presença e colaboração naquela que será a “II Grande Noite de Fados de Alpiarça”.

alt
Casimira Alves
alt


alt
Carlos Marques
alt


alt
Fernando Almeirante
alt


alt
António Figueiredo
alt


alt
Joana Almeirante
alt


alt
Paula Leocádio
alt


alt
José Bacalhau
alt
Carlos Velez
alt
Rui Santos

alt
alt
Sorteio do Cabaz


Divulgação antes do evento
alt

   Grande Noite de Fados em Alpiarça, no próximo dia 18 de Dezembro, pelas 21h30, no Salão dos Bombeiros e da Música.


   Esta iniciativa visa angariar verbas para que a nossa Associação de Pais e Encarregados de Educação, possa continuar a apoiar financeiramente as múltiplas iniciativas de professores e alunos do Agrupamento de Escolas José Relvas. Para tal, estamos a lançar um convite à participação de todos os pais e encarregados de educação e à comunidade em geral.


   Para podermos levar por diante esta iniciativa, contamos com o contributo generoso dos fadistas alpiarcenses, Casimira Alves, Fernando Almeirante, Carlos Marques e de Vitor Adão, este último natural e residente em Almada, e de diversas entidades públicas e privadas.


   Durante o espectáculo será servido caldo verde com chouriço, doces, "café das velhas", chá, vinhos e licorosos.


   Passe connosco uma noite agradável e dê o seu contributo!


   Os bilhetes podem ser adquiridos juntos dos elementos da Associação de Pais.